PNL PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUISTICA suas escolhas
- Jorge Borges
- 1 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
EM QUE SE BASEIAM SUAS ESCOLHAS?
A Programação neurolinguística ou PNL é uma abordagem terapêutica que ajuda a transformar alguns aspectos da personalidade, responsáveis pelas ações que tomamos na vida e as consequências que elas trazem. É o resultado do trabalho do psicólogo Richard Bandler e o professor de linguística John Grinder, que começaram a estudar a programação neurolinguística nos anos 70, na Califórnia, avaliando os modelos mentais de terapeutas da época para identificar quais eram os padrões internos e externos que eles apresentavam e como eles influenciavam em suas vidas. Estes estudos tornaram-se famosos em todo o globo a partir de livros, palestras, cursos e até séries, como por exemplo, a série The Mentalist.
Essa pesquisa por padrões envolvia a análise da linguagem verbal e não-verbal do avaliado, ou seja, os sinais do corpo e também a linguagem como fontes de informação. A partir daí, eles perceberam que existia uma relação entre a mente, a linguagem verbal e não verbal, e que essa interação era organizada (programação) de determinadas formas que influenciavam no comportamento e nos resultados que as pessoas produziam.
Eles identificaram algumas palavras e linguagens específicas que levavam algumas pessoas ao êxito, mas também observaram que existiam padrões internos como crenças e pressupostos, que eram muito ativos nos comportamentos bem sucedidos.
Essa é a ideia que sustenta a PNL: por trás dos nossos comportamentos existe uma estrutura interna de emoções que impactam diretamente nossas ações e os resultados que elas geram. Essa abordagem serve tanto para padrões positivos, que devem ser repetidos, quanto para padrões negativos que devemos transformar. Identificando o padrão e sabendo como ele atua, conseguimos modificá-lo ou intensificá-lo de acordo com nossos objetivos.
Ou seja, A PNL estuda a estrutura da experiência humana subjetiva, como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos e a dinâmica entre mente e linguagem, evidenciando como essa interação afeta o nosso comportamento.
O MAPA NÃO É O TERRITÓRIO
-Pressupostos
Pressuposto básico da PNL, esse conceito diz muito sobre o que é a programação neurolinguística e é fundamental para atingirmos os resultados esperados com as práticas. O mapa é um esboço, uma projeção incompleta de um território, certo? Mas ele não é o território, totalmente diferente e além do que o mapa tem capacidade de expressar.
Em nossa vida, o mapa são as informações que recebemos desde o nascimento, uma certa concepção de mundo, regras, dogmas e comportamentos sociais transmitidos pelas escolas, família e sociedade, que mesmo sem que a gente perceba são guias em nossas vidas. Vamos construindo crenças e armazenando conceitos que direcionam nossos desejos e portanto, nossas ações. É como um programa, que faz com que nosso sistema funcione baseado nele. E se o sistema não está funcionando da maneira que desejamos, produzindo os resultados que queremos, podemos reprogramá-lo.
Para isso, é necessário dar um novo sentido para toda a programação anterior que impede nossa evolução, dando novas perspectivas a nossa mente e uma nova maneira de operar que altera nossa forma de agir e vibrar, modificando também os resultados que alcançamos.
Com isso quem se permite ser lapidado com esta ferramenta pode dar seu salto quântico de evolução na vida melhorando sua existência em todas as esferas: relacionamentos, trabalho, família, negócios, financeiro, etc.

.png)
Comentários